10 setembro, 2008

Pixadores invadem galeria em danificam acervo em SP.



Já esta circulando em blogs e jornais essa notícia.
Já não é mais segredo que quem "encabeçou" a tal ação direta foi o mesmo cabeçudo que ençabeçou o ataque a escola de Belas Artes em SP (sendo expulso na sequência).
Já não era nenhuma novidade a tal da domesticação da street art e apropriação da mesma pela mídia e pelo mainstream ja é uma realidade a muito tempo em todo o mundo (Baskiat que o diga... laaaaa nos remotos e afetados anos 80).

Mas a novidade que ta dando o que falar, é a possibilidade de todo esse circo ter sido armado pela própria galeria. Se de fato isso for verdade, que grande infelicidade. Mas se a ação direta por sua vez for legítima, parabéns.

Supondo que a ação tenha de fato sido legítima, a ação dos pixadores foi louvável, e ninguém no conforto do sofá de casa tem o direito de negar ou criticar isso. A resposta dada por aqueles marginalizados (e não marginais) a forma como tem sido tratada e vendida aquilo que muito deles levam seriamente como estilo de vida é digna de respeito (conquistado e não dado).

Estupidos e Ignorantes são as melhores palavras que encontro agora pra definir aqueles que consideram graffiti uma "forma digna de arte" e pixação como mijo de cachorro demarcando território. Não sabem de nada. Da onde vem, onde está nem pra onde vai. São aqueles que pagam pau para Banksy e mal sabem quem foi Taki 83.
A opinião desses deve não só ser ignoradas, como ridicularizadas.

Aqueles que acham errado pixação em muro público, mas correto pagar 5 mil reais no mesmo trabalho exposto em tela numa galeria só podem (desculpe a sinceridade) ter merda na cabeça.

A pixação paulista é única no mundo. Muitos gringos pagam pau. Assim como muitos graffitis brasileiros. Mas foi mal ai ... street art é na rua ... de graça ... livre ... de qualquer um para qualquer um. Colocar isso em galeria, a preços surreais, ainda mais em uma cidade como São Paulo, é o mesmo que vender areia na praia.

Agora supondo que a ação tenha sido encomendada pela galeria. E que daqui uns meses os mesmos quadros "danificados" (Ah! que estavam protegidos por acrílico) sejam vendidos pelo dobro do preço. Só resta aquele sentimento de vergonha pelos outros. Pela idéia infeliz dos dons da galeria, do expositores que abraçaram a ideia e dos tal pixadores que ainda aceitaram isso.

Nenhum comentário: