23 outubro, 2008

Rumble Fish


Rumble Fish é uma história sobre juventude alienada, contada da maneira mais direta e emocional que se foi possível. Os sujeitos dentro desse reino vão de um lado para o outro, o mundo passa por eles. Eles lutam com unhas e dentes contra onde foram situados dentro da sociedade, forcando o limite das situacões que a família e a sociedade os impôs.



Ainda bem, Rumble Fish não é realistico. A violência entre as gangues é coreografada, como em Laranja Mecânica. A cada cena, Coppola procurou sem limites por aquele ângulo da camera e iluminacão que transbordam o diálogo com tanta fatalidade e pressentimento quanto lhe fora possível. O ângulo é frequentemente feito pelos lados, ou vindo por baixo, ou mesmo por cima. Há fumaca vindo dos esgotos e saindo das paredes de tijolos, nadando sobre o asfalto, se transformando numa névoa espessa ao fundo das vielas. Escadas de incêndio, corrimãos, apartamentos imundos emoldurados por luzes úmidas, sujeira, sombras onde a escuridão, o desconhecido, o indefinido estão ansiosos esperando para dominar.




A trilha sonora tem um sentimento 'oitentista' diferenciado, enquanto ao mesmo tempo se referindo saudosamente aos anos 50 e à exóticos lugares estado unidenses, como New Orleans. Onde o filme se passa? Imagens em fast-motion do sol refletindo em um grande arranha céu estão entre as cenas, enquanto os meninos derivam à toa por ruas desertas como as de uma cidade pequena . Toda o conhecimento técnico da equipe de producão - edicão de som, controle de camera, iluminacão, trilha sonora e direcão dos atores - foram empregados para nos dar a sensacão de perda de tempo e espaco. A locacão exata é na verdade Tulsa, Oklohama, que é a mitológica 'lugar nenhum', 'terra da juventude perdida', reino dos jovens que morrem antes.
Com The Outsiders e Rumble Fish, a autora adolescente S.E. Hinton criou alguns dos mais memoráveis persongens da cultura popular moderno. Ela também escreveu o roteiro de Rumble Fish em menos de duas semanas 'em um dos primeiros computadores pessoais'.

Texto original em inglês por Runkbåset (blogger) traduzido por Mariana

Nenhum comentário: