20 junho, 2008

Trabalho e aposentadoria: tópicos interessantes e essenciais

Desde que comecei a trabalhar sempre me perguntei: "Quando é que essa incrível perda de tempo essencial de vida vai terminar? Porque exercer um ofício? Por prazer? Quantas pessoas no mundo tem um ofício por prazer? 20%, 10%? Será que o prazer que elas tem em se dedicar a este ofício não nasce da falta de conhecimento /experiência em se dedicar a um ócio criativo ou ao simples exercício de viver? Trabalho como caminho ou filosofia de vida? Honra? Trabalho para consumir? Para obedecer aos apelos desesperados do horário comercial pelo seu dinheiro? A tecla sap diria: ME DÁ, ME DÁ, ME DÁ!!".Ainda não consigo uma resposta verdadeira para tudo isso, mas uma coisa eu tenho certeza: aguardar o governo para poder me livrar desse compromisso desprovido de objetivo e ter uma aposentadoria miserável, passando a minha terceira idade mais miseravelmente ainda, contando os centavos para conseguir comprar um remédio que o sistema de saúde do próprio governo é incapaz de bancar, COM CERTEZA ABSOLUTA que não. Se eu pudesse abdicar da previdência social e receber todos os descontos de impostos relativos em dinheiro, já o teria feito a tempos. A falta de opção por abdicar desse processo fraudulento chamado previdência social é algo que realmente não condiz nada com esse papinho ridículo de democracia.

Conforme artigo recebido alguns dias atrás:

"Na civilização greco-romana, o homem comum não tinha ocupação, ofício, profissão. Trabalho era sinônimo de degradação, tortura, era atividade para os escravos"
(...) a idéia do mesmo "lazer", hoje, vem acoplada a uma certa obrigação. "Você tira férias e se sente na obrigação de viajar, de ter muito dinheiro para pagar um belo hotel, consumir belos produtos" (...). "Tudo nos é imposto pela propaganda".

Revoltz básico a parte, um site interessante. Nada muito hardcore ou que demande um PhD em economia e filosofia:

http://dinheirama.com/blog/category/aposentadoria/

O negócio é fugir da senzala e montar um quilombo.

Boa diversão a todos,

Bruno Barreto

5 comentários:

Vitor Batista disse...

mas acontece de tb virar uma necessidade, existir aqueles que ficam doentes sem trabalho, sem ocupação mecânica. uma saída seria poder equilibrar as duas coisas. tipo aumentar o final de semana... vou sugerir pro meu chefe! rsrs

Andre Hicks disse...

eae, jecaboys, jecagirls...

só queria dar o link para o meu blog, é normalmente em sueco, mas agora eu postei uma coisa em ingles (sobre cinema brasileira) pelo menos... é o portugues? ta bom, tenho tarefa ;)


che-che-che-check it out...

http://runkbaset.blogspot.com/2008/06/briefly-about-brazilian-cinema.html

Unknown disse...

länken inte fungerar ...
the link is not working ...
o link não esta funcionando ...

Anônimo disse...

Engraçado aqueles pacotes de viagem de agências como a CVC, que decidem aonde vc vai, onde vc come, o que vc faz...
Só rindo mesmo...

Anônimo disse...

Well I acquiesce in but I think the list inform should secure more info then it has.