04 fevereiro, 2007

RUAS SÃO VIAS E VIAS SÃO VEIAS

Texto cedido pelos camaradas do SHN
Fotos por ifi!

Papel colado na rua

A arte de rua ilegal ou não , não é novidade em nenhum grande centro urbano do mundo.
Dentre tantas formas de intervenções artísticas existentes nas cidades, estas destacam-se hoje (pela sua mobilidade, sua fácil produção e aplicação no meio) os stickers (etiquetas adesiva) e posters (cartazes)que talvez sejam uma prática surgida há pouco por aqui, e que tem ganhado força nesses últimos tempos nos meios de comunicação alternativa ou nao.


Essa forma de inserção no meio urbano normalmente usado pela indústria da propaganda e da comunicação visual de forma até habitual, encontra uma brecha e se insere de forma de contra cultura estabelecendo diferentes interpretações entre diferentess idéias , é fato que a arte em papéis adesivos ja ocupe o seu espaço em grandes cidades. As vezes ate como um complemento do graffiti, mas diferente deste, também atribui uma mensagem ao paisagem e ao “mobiliário” urbano (como lixeiras, postes, caixas de telefone, paredes,etc.)


Outra carcterística desse trabalho de “colar papel na rua” (cartazes e adesivos) é o contato direto com a alta e baixa tecnologia. Fazendo uso dos correios tradicionais (pois muito material é trocado nacional e internacionalmente), assim é comum a troca de arte impressa via carteiro. E enquanto o material em si é trasportado de um lugar para o outro por esse meio , via internet muitos contatos são agilizados aproximando vários artistas através de sites pessoais, de grupos e até de coletivos de grupos que se identificam por registros (fotos) desse material colado nas ruas.

De certa forma, podemos atribuir à Shepard Fairey a repentina divulgação e popularizaçao dessa nova maneira de se praticar a arte na rua. Fairey, ultilizando –se desde métodos de colador de lambe-lambe até a fenomenologia, saturou várias cidades norte americanas e européias com seus cartazes que traz a figura em alto contraste do lutador de luta-livre André Giant com o alias Obey Giant. Esta imagem reproduzida em postêrs e stickers já é um clássico da cultura de rua, do design e ate da forma de se fazer propaganda de um certo produto ou serviço em um certo meio.

Com a forma intensiva de divulgação Fairey hoje tem seu estúdio em Los Angeles (USA) chamado Black Market e pode-se dizer que graças à sua iniciativa independe dirige um dos mais prestigiados escritórios de design dos EUA.

Em São Paulo, a arte em forma de papel colado pelas ruas já vem sido produzida há um bom tempo por prestigiados grafiteiros como: Os Gêmeos, Onesto, Zezão, Ciro, Boleta, Cobal, Flip e Sesper, etc,. Apesar disso, os stickers sempre foram feitos um a um, a caneta,marcadores e na


maioria das vezes apenas tendo uma assinatura ou o “tag” como imagem.com o tempo, começaram surgir cartazes e etiquetas impressos nas mais variadas formas, de xerox à serigrafia, rodado em gràficas ou à mão, mas diferente dos anteriores, agora trazendo desenhos e/ou mensagens mais elaboradas que apenas uma assinatura à la “my name is...”

Hoje existem uma série de pessoas e grupos que cada dia mais aproveitam da rua como suporte para sua arte de colar seja essa intervenção feita a mão ou em diferentes formas de impressao e diferentes tipos de materiais, como exemplo : Ozzob, Muxi_Muxi, Fat Louiz, Marmita, Kurru, nrg , Calma, whip, Asa, Cruz , Fefê Talavera , Projeto Chã, sesper , shn, em São Paulo, João Lelo, Rafo Castro e 86 no Rio de Janeiro, e Khristo e onio em Goiânia e brasília e Yellow Dog e xerel em BH, isso pra ficar apenas em alguns exemplos.
Alem disso essa propagação de arte de rua em larga escala geram serviços, produtos e consumidores nesse sentido, para isso existem quatro lojas na cidade que já vendem arte em pôster e sticker de rua. Na Grapixo (Galeria do Rock, centro) você encontra etiquetas


importadas do Obey , marcadores, tintas , revistas , etc, na Most (Galeria Ouro Fino, jardins)alem de revistas, vídeos e acessórios dos mais diversos ainda vendem stickers feitos por Sesper, Flip,shn etc. e na Choque Cultural (rua João Moura, pinheiros) pode-se encontrar versões impressas em pôsters/gravuras trabalho de artistas de rua e de tatuagem, com séries de Zezão, Cobal, Speto e Boleta. Há ainda a loja pioneira da cidade em venda de artigos para graffiti que é a THC (Galeria do Rock, centro) que vende stickers mais tradicionais como “meu nome é...” meu pseudo é...” aos modos dos que se usa em corporações para identificação de visitantes, em palestras, dinâmicas de grupo etc.

Para ser ter uma idéia da força disso no mundo hoje de forma que já se estabelece na sociedade como uma cultura ou contra-cultura, a arte em stickers e posters, tem no exterior diversos sites que dão uma ótima noção do panorama da produção de arte de rua no mundo. O site Sticker Nation e Wooster Collective (ambos dos EUA) são os que reunem a maioria dos arquivos referênciais sobre o assunto. Há ainda o Stick it da holanda que é um blog de notícias, o Streetstickers no Reino Unido, o Stickerwar e ainda o Stickerswitch que é um site a favor do


contato entre as pessoas que produzem esse tipo de arte e que fazem intercâmbio de material e informações específicas pelo mundo.

Entre os artistas gringos podemos citar aqui alguns à título de exemplo, em Londres (Inglaterra) Mjar, nos EUA (São Francisco) DAve, na França Huhuhu, em Amsterdam Sekers e na Escócia Jet Pac e Sleepy Valley, etc.




A discussão se os stickers são arte ou não, se são vandalismo ou desobediência civil, se é bacana ou não, prefiro nao ressaltar aqui. O intuito do artigo foi descrever o que é e algumas pessoas que fazem isso aqui em são Paulo, no Brasil e no mundo alem de apresentar uma outra maneira de troca de informação no meio urbano. apesar dos cartazes e etiquetas não serem novidade eles estão hoje ocupando um espaço que antes era ate meio que inexistente dentro da nossa vasta cultura popular de adaptação do espaço

links

Sobre arte em sticker

stickit - www.stickit.nl
stickernation - www.stickernation.net
stickerwar - www.stickerwar.net
stickerswitch - www.stickerswitch.com
streetstickers - www.streetstickers.co.uk
wooster collective - www.woostercollective.com

SHN é um grupo de intervenção urbana
www.fotolog.net/shn - barrashn@uol.com.br

ifi! - www.fotolog.net/ifiopoeta

Um comentário:

Anônimo disse...

breach stated replicable pretoria houseguests ephs populations mark buying outward pointed
semelokertes marchimundui