20 outubro, 2010

A fronteira sem portões --- 25

25. A palestra do terceiro assento sobre o Dharma

O venerável Yangshan sonhou que estava na casa de Maitreya[17], tranquilamente sentado no terceiro assento. O monge ancião do primeiro assento com o martelo branco[18] disse, “Hoje aquele do terceiro assento irá falar sobre o Dharma”.
Shan então levantou-se com o martelo branco e disse, “O Dharma da Mahayana[19] está aparte das quatro sentenças e corta as 100 negações. Ouçam com atenção, ouçam com atenção”.

Wumen diz:

Apenas diga, isso foi falar sobre o Dharma ou não falar sobre o Dharma? Ao abrir a boca, se aproxima do erro, se fechar a boca, perde novamente. Sem abrir, sem fechar, 108 mil.

A canção diz:

Dia claro, céu azul,
No meio de um sonho fala de um sonho,
Formas estranhas, formas estranhas,
Engana toda a assembleia.



[17] Maitreya é o sucessor do Buda Sakyamuni como regente da era. Sakyamuni foi regente da era vermelha, Maitreya é o da era branca (presente), segundo algumas tradições. Maitreya é também tido como o Buda do futuro, ou o Buda esperado. Na época da escrita de A fronteira sem portões, Maitreya era invariavelmente considerado futuro, visto que o começo da era branca é recente.
[18] O martelo é usado para soar o sino.
[19] Mahayana é uma das duas grandes divisões do budismo, traduzida por Grande Veículo, a outra escola é a Theravada.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Share International disse que Maitreya está no Brasil, já deu 59 entrevistas pelo mundo, das quais as últimas todas estão ocorrendo no Brasil e ele fala em português (http://www.share-international.org/magazine/old_issues/2012/2012-04.htm#tv59). Sinceramente, peço que me ajude a investigar/descobrir, acredito que ele possa ser o cara conhecido como Criolo, sim o MC, que canta rap. As coisas defendidas por ambos são exatamente a mesma coisa. Veja neste vídeo da apresentação do Criolo no Showlivre como ele não é um cara comum, pricipalmente quando tentam fazer chacota de homossexuais, ele corta o barato dos caras na hora com uma humildade e inteligência fora do comum:

http://www.youtube.com/watch?v=1Mp-nObS0ow

Namaste!