28. Um longo tempo levou a Longtan
Como Deshan perguntava mais e mais e a noite chegou, Longtan disse, “É tarde da noite, por que não vai se deitar?”. Assim, Shan juntou sua preciosa bagagem, içou a cortina e saiu. Vendo que o lado de fora estava escuro, voltou e disse, “Lá fora está escuro”. Tan então acendeu uma vela de papel[21] e lhe ofereceu. Shan pretendia segurá-la, quando Tan a assoprou e apagou. Com isso, Shan subitamente tornou-se consciente. Então prostrou-se. Tan perguntou, “Que princípio em particular o senhor vê?”.
Shan disse, “De hoje em diante, não duvidarei da língua do velho venerável sob o céu”.
No dia seguinte, Longtan subiu ao salão e disse, “Há um homem entre vocês cujos dentes se parecem espadas, cuja boca se parece uma bacia de sangue. Golpeiem-no com um porrete e ele não virará sua cabeça. Em um outro dia, ele subirá sozinho o pico mais alto e estabelecerá o nosso Caminho”.
Shan então levou suas anotações até a frente do Salão do Dharma, fez uma tocha com elas, levantou-a e disse, “Comparados a esta consciência, todos os ensinamentos mais profundos são como um único fio de cabelo lançado ao grande vazio; exaurir a máquina do centro do mundo se parece com uma gota jogada no oceano”. E queimou todas as suas anotações. Prostrou-se, então, e partiu.
Wumen diz:
Quando Deshan ainda não tinha passado pela fronteira, sua mente estava cheia de raiva e ressentimento, sua boca proferia objeções e oposições. Ele vinha para o sul, pretendendo extinguir os ensinamentos que estivessem fora das escrituras. Chegando à estrada de Lizhou ele perguntou a uma velha se podia comprar alguns “refrescos para a mente”, ou doces.
A velha disse, “Senhor do grande veículo virtuoso, o que há em seus escritos?”.
Shan disse, “Anotações sobre o Sutra Diamante”.
A velha disse, “Dentro do Sutra é dito, ‘A mente passada não se pode conseguir, a mente presente não se pode conseguir, a mente futura não se pode conseguir’. Grande virtuoso, para qual mente em particular você deseja refrescos?”.
Por esta única pergunta a boca de Shan ficou como se estivesse completamente cheia. Contudo, ele não conseguia encarar a sentença da mulher e ficou paralisado como um idiota. Assim, perguntou à velha, “Há algum grande mestre nas proximidades?”.
A velha disse, “Há o venerável Longtan a cerca de cinco li[22]”.
Ao chegar a Longtan, admitiu a maior derrota e erro. Pode-se dizer que suas palavras anteriores não concordam com seu discurso posterior. O grande Longtan pareceu se apiedar do jovem e não sentir vergonha. Vendo que ele tinha algumas brasas, o mestre apressadamente pegou água suja e de súbito jogou toda água em sua cabeça para apagá-las. Observando friamente, a cena parece ridícula.
A canção diz:
Ouvir o nome não se iguala a ver a face,
Ver a face não se iguala a ouvir o nome,
Apesar de salvar as narinas,
Lutando, como pode evitar de cegar os olhos na claridade?
[21] Vela feita de papel, um cone sólido de papel grosso.
[22] Pouco mais de 2,5km; um li equivale a aproximadamente 0,5 km.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário