08 abril, 2009

A Fronteira sem Portões --- 6

6. O Buda segura uma flor

Uma vez na montanha Grdhrakuta, o Buda Sakyamuny [8] pegou uma flor e mostrou-a à assembleia. Todos ficaram em silêncio. Somente o honorável Kasyapa abriu um sorriso. O Buda disse, “Eu possuo o olho mediano do Dharma, a maravilhosa mente, a verdadeira aparência não aparente, o sutil portão do Dharma, não estabelecido por palavras escritas, transmitido por além dos textos. Entrego e confio essas palavras encorajadoras a Kasyapa”.

Wumen diz:

Gautama da face dourada agiu como se não houvesse ninguém ali. Ele pressionou os bons para junto do vulgo. Mostrou uma cabeça de carneiro e vendeu carne de cachorro. Quantos estão prontos para dizer que isso é peculiar? E se naquela hora o povo da cidade o tivesse ridicularizado, como poderia ter transmitido o olho mediano correto do depositório do Dharma? E também se Kasyapa não tivesse sorrido, poderia ter transmitido o olho mediano do Dharma? Se disser que o depósito depositório do olho mediano correto do Dharma pode ser transmitido, o velho da face dourada trapaceia nos portões da vila. Se disser que o depositório do olho correto do Dharma não pode ser transmitido, então por que apenas Kasyapa foi louvado?

A canção diz:

Ao pegar e mostrar a flor,
Já mostrou a cauda;
Quando Kasyapa sorriu,
Pessoas e deuses devas foram enganadas.



[8] Buda Sakyamuny, ou Sidartha Gautama, é o principal Buda do budismo, tendo dado origem a essa religião organizada. É também o Buda regente da era vermelha, anterior à atual, segundo algumas tradições.

Nenhum comentário: