24 outubro, 2012

48. Uma estrada segundo Qianfeng

Um monge perguntou ao venerável Qianfeng, “‘Bhagavans[27] das dez direções, uma estrada para o portão do Nirvana’. Não descobri; em que lugar está a extremidade da estrada?” Feng pegou e levantou seu cajado, desenhou uma única linha e disse, “Está aí dentro”.

Depois o monge pediu para Yunmen desenvolver isso. Men pegou e levantou um leque e disse, “Este leque salta e sobe até o 33o. Céu, acertando a narina da divindade Sakra[28]. Ao acertar uma tacada na carpa do mar do leste, a chuva parece uma bacia derramada”.

Wumen diz:

Um homem vai às profundezas do oceano, revolve a areia e levanta poeira. Um homem sobe o mais alto pico e arremete ondas brancas pelo céu. Segurando firme ou soltando, cada um estende uma mão para sustentar a escola. Ambos são poderosos e parecem colidir na corrida. Nenhuma pessoa sobre a terra pode responder diretamente a essência do assunto. Ao se observar com o olho correto, os dois grandes anciãos não sabem onde está a extremidade da estrada.

A canção diz:

Sem dar o primeiro passo, já chegou.
Sem começar a mover a língua, já falou.
Apesar de mostrado diretamente, o ponto existe antes da mostra.
Mas deve-se notar que acima há uma chave.



Do alto, os Budas e os patriarcas concederam e mostraram a boa sorte, certificando-se da junção dos casos como eram originalmente, sem adicionar nada. Tiraram o couro cabeludo, descobriram seus cérebros e expuseram seus globos oculares. É essencial que todas as pessoas concordem em assumir a responsabilidade, sem depender da busca do outro. Se seguir essa prescrição, será um estudante superior e ao ouvir qualquer manifestação, compreenderá o seu ponto. Conhecendo claramente o não-portão poderá entrar pela porta, sem degraus poderá subir. Sem braços, mede a fronteira, ignorando o oficial da fronteira. Como se pode não ver o dito de Xuansha, “O portão da liberação é o não-portão, não-intenção é a intenção da pessoa no Caminho”? Também Baiyun disse, “Aqueles que conhecem os discursos perfeitamente, todavia o que podem fazer? Sua passagem não está completa”. Falar assim também não é misturar argila vermelha com leite de vaca? Se passar pela fronteira sem portões, poderá fazer Wumen de bobo. Se não passar pela fronteira sem portões, então também falhará consigo mesmo. Assim é dito, é fácil alvorecer a mente do Nirvana, é difícil enxergar a sabedoria das diferenças claramente. Se enxergar a sabedoria das diferenças claramente, sua família, seu país e você mesmo estarão em paz.

Período de mudança para a era Shaoding [1228], cinco dias antes da divisão do regulamento.

Respeitosamente, Wumen Huikai, bhiksu[29], sucessor de oitava geração de Yangqi.



Fim do livro "A fronteira sem portões".



[27] Em sânscrito, Bhagavan significa alguém dotado dos seis atributos: renúncia, tesouro infinito, força, glória, esplendor e sabedoria. É um termo usado para designar santos, deidades e encarnações divinas.

[28] A divindade Sakra rege o 33o. Céu, o mais alto ainda em contato com a Terra, e é considerado protetor do budismo. De vida muito longa, contudo é mortal.

[29] Em sânscrito, monge budista totalmente ordenado. O termo bhiksu pode ser traduzido como “aquele que vive de esmolas”.