26 abril, 2007

Manifesto número dois

Chegamos ao limiar do tempo, a ilusão mais fortemente arraigada à cultura humana. Só nos resta agora encarar a realidade. O objetivo: consolidar uma cena local não-comercial que possibilite a sobrevivência dos indivíduos. Existe aí porém um paradoxo ideológico: somos radicalmente contra a sociedade de trabalho e de consumo.

O volume e a velocidade da produção mundial de bens atinge níveis sem precedentes na história, numa crescente desde a revolução industrial. Há um excedente monstruoso e ainda assim a população de miseráveis é gigantesca. Previa-se anteriormente que com o uso das máquinas em grande escala o homem teria mais tempo livre para o auto-aperfeiçoamento. Acontece que os trabalhadores em geral não sabem o que fazer com seu tempo livre, e acabam desperdiçando-o e legitimando assim sua própria exploração.

Como bem aproveitar o tempo? “Conhece a ti mesmo”, diz a frase mais expressiva da cultura grega. Há que se conhecer em profundidade, contudo. É um esforço constante e contínuo que não permite descanso, mas só assim o homem pode desenvolver seu potencial verdadeiro. O jogo está apenas começando.

22 abril, 2007

A VÉIA VEM AÍ

por ifi!

Para compor o cenário musical da taubatéia desvairada,


temos o regresso da banda mulé da muleta no próximo 13 de maio, dia da abolição da escravatura.


A banda teve suas origens com um grupo de amigos estudantes de arquitetura em meados de 2000, influênciados pela onda do movimento mangue-beat e toda a invasão da rica cultura nordestina que se deu a partir da figura de Chico-Science.
A proposta é misturar os ritmos regionais brasileiros enfatizando a cultura popular e o cotidiano urbano, utilizando sempre o velho rock'n roll entre diversas outras influências.


O resultado é algo sem rótulo, sem uma identidade "classificavel"

O jeito é conferir!

13/05 - 17:00
Praça da Elétro
Taubaté / SP

19 abril, 2007

Jecatron Soundsystem de volta nesse sábado, no sapatinho.


Após os rocks e wrocks e eletros que botaram jecaboys e jecagirls para chacoalhar no ultimo sábado, na Zero Zero, Jecatron Soundsystem aparece novamente pra te tirar de casa no próximo sábado a noite, só no swing. Com grooves finos, samba-rocks, dubs, free jazzes & hot brazillian music, dog!

Rola no Tipuana (ao lado do Taubaté Village, em frente ao shopping), a Universo Tatto Party, e estamos bem acompanhados:

-Jécatron Soundsystem
-Dj Kabelo (drum´n´bass de primeira)
-Banda L.A.M.A.
-Banda Soul Black

entrada:
jecaboys:10$
jecagirl:5$

RUA: Av. CHARLES SCHNNEIDER N.1579 TAUBATÉ – SP
(NA FRENTE DO TAUBATÉ SHOPPING)

mais uma realização Outromundo Marketing Cultural
...with a lotta woojja going on!

12 abril, 2007

O fio de Teseu

Convém pensar no conceito de cidadania. Qual a sua origem?

A educação, dentro de um contexto amplo de sociedade, visa a cidadania.

01

De volta à educação

Não há lugar perfeito no mundo.
Até porque não há educação global. Solução?!

Não é cabível pensamentos que auto-destruam saídas. Até porque nos falta consciência e conhecimento "em e para'' educação.
O que questiono é a importância, clara e óbvia, de educarmos a sociedade para viver em sociedade, num contexto de equilíbrio social, de criarmos novas metodologias de ensino, vivenciais e permeadas pela noção global. Somos todos cidadãos do mundo, pelo menos no papel.

Se há suicídios, se há consumismo, é porque há educação (ensinar a) nesse sentido.
E a publicidade é uma poderosa aliada. Ela reflete pensamentos e re-alimenta esses pensamentos.
Educar é mostrar caminhos. A questão é, educar para quê? Por quê?

Diz respeito a uma mudança na forma de pensar. Nos valores, nas crenças e na postura perante a vida.
Afinal, educar é prepar para a vida, só nos resta saber, qual.

De volta à educação

Não há lugar perfeito no mundo.
Até porque não há educação global. Solução?!

Não é cabível pensamentos que auto-destruam saídas. Até porque nos falta consciência e conhecimento "em e para'' educação.
O que questiono é a importância, clara e óbvia, de educarmos a sociedade para viver em sociedade, num contexto de equilíbrio social, de criarmos novas metodologias de ensino, vivenciais e permeadas pela noção global. Somos todos cidadãos do mundo, pelo menos no papel.

Se há suicídios, se há consumismo, é porque há educação (ensinar a) nesse sentido.
E a publicidade é uma poderosa aliada. Ela reflete pensamentos e re-alimenta esses pensamentos.
Educar é mostrar caminhos. A questão é, educar para quê? Por quê?

Diz respeito a uma mudança na forma de pensar. Nos valores, nas crenças e na postura perante a vida.
Afinal, educar é prepar para a vida, só nos resta saber, qual.

Urbigenas de Plantão

11 abril, 2007

Nota ou observação

As esperanças ficam de fora daquele lugar cheio de boas intenções. O único conhecimento que importa é o que advém da experiência. A taxa de suicídio na Finlândia é altíssima, e eles têm diversas palavras para diversos tons de neve (além de um salário desemprego sorridente, é claro, e suporte governamental ao cidadão). Na China a Revolução Comunista acabou com os registros da sabedoria ancestral: na Ásia consome-se tanto ou mais quanto no ocidente. O contexto é definitivamente mundial, não há como voltar atrás. Ações locais são apenas paleativas. A solução?

02

Educação Política

A educação é a forma de buscar soluções para problemas que o achismo não é capaz de resolver; que a ignorância só os piora e que a burrice enobrece.

A política é a noção de convivío social, de forma que cada indivíduo é cidadão consciente e sabe que sua vida social é composta de direitos e deveres. Está relacionada a auto-gestão e gestão do todo.

Claro, só existe, dessa forma, a partir da educação.
Minhas definições.

Como definir é uma questão de bagagem cultural, e definir política hoje, é muito mais uma questão de perspectiva de futuro e noção de coletividade, abre-se caminho para a discussão do que elas (política e educação) DEVERIAM ser.
E não o que fizemos e fazemos na prática com elas.

Dados:
A Filândia é o país de maior IDH do mundo (Índice de Desenvolvimento Humano), mais educado do mundo, e tem o MENOR ÍNDICE DE CORRUPÇÃO do MUNDO.
Certamente os políticos e educadores têm uma outra definição para educação e política.
E colocam em prática.


+ manoh +

Definições

EDUCAÇÃO, s. Aquilo que revela ao sábio e disfarça para o tolo sua falta de entendimento.

POLÍTICA, s. Uma disputa de interesses mascarada como um debate de princípios. A condução dos assuntos públicos para vantagem privada.

Ambrose Bierce, O Dicionário do Diabo.

09 abril, 2007

04

Estreiando, Matutando, Abalando... Em busca do Gerundando!

Estreiando no blog, já aviso para que vim. Matutar.Como comunicadora, de nada vale matutar sozinha. Se não contar para ninguém, não se comunica, não se persuade, não se promove a mudança.Alías, acredito que este é o propósito maior: promover mudanças.


Como já disse nosso amigo 'no star', através do Gabriel, O Pensador: "Ninguém cura esse país se num acabarmos com a censura que me lembra".

... matutemos ...


Não é segredo que nós, cidadãos do mundo, mas com aquele "jeitinho brasileiro" não fomos nem educados, nem instruídos para a consciência política(1), não sabemos nos organizar em prol da harmonia coletiva. Se nem nos organizar somos capazes, que dirá pensar(2), isto é associar idéias e formar linhas de raciocínio lógico - para nós, simplesmente matutar - de maneira a "trazer soluções" em busca do equilíbrio social.


Não fomos. Mas há tempo.

Faltará força de vontade? Interesse?

Faltará fosfato no cérebro a fim de promover associações nesse sentido?Talvez tudo isso junto.
É certo que já existem atitudes nesse sentido. Muitas, mas falta então o senso de transformar ações em campanhas do coletivo, e não somente de grupos, como vemos.


Retomando ao Pensador.

Não nos basta falar de censura, muito além dela vejo uma grande falta de foco e conhecimento prático para mudança. Qual nosso (enquanto grupo que se propõe coletivo) foco? Divulgar que é necessário 'despertar' para uma 'consciência' crítica? Ou seria oferecer caminhos para esse despertar? Sabemos (e convivemos) do problema, mas e a solução? Matutar...


"Eles não censuram o povão

Pior do que acordar calado é acordar sem pão

(Paiê cadê o pão?

Foi censurado

Paiê cadê o leite?

Foi censurado

Paiê o quê que é carne hein?)

Essa é a censura na panela de um descamisado"


Você que lê, assim como quem escreve, tem responsabilidade sobre a ignorância, inconsciência e apatia do "povão", pois teve alguns meios de desenvolver o senso critíco, e não prosseguiu com esse aprendizado, para si, e para os próximos. Não retro-alimentou a sociedade.


Como pedir para que aqueles que vivem abaixo da "zona de pobreza" (como isso pode fazer sentido?? E pior, ser real???) importem-se com o senso crítico se estão aquém das necessidades MÍNIMAS?Compete a nós, matutar... "abalar".


"Mas também não não pense que o Brasil já foi pra frente

Pois como sempre ele está no mesmo lugar

E sempre estará se você não acordar

Se a gente não se julga inteligente o suficiente pra mudar

Seria melhor se suicidar

Mas na verdade esse momento é de nascimento

(É a hora H) Não vamos nos alienar

Olhe pro seu lado e veja como o povo está"


O Brasil está no mesmo lugar.E você? Progrediu? Produziu? Teve reconhecimento profissional?E o que devolveu para a sociedade? A manutenção do modelo de pensamento capitalista e individualista?

"Fique atento não se esqueça a gente abala quando quer"


Essa é a minha mensagem a todos os matutos. O nós, somos nós mesmos, aqueles nominhos ali, do lado esquerdo da página.
Façamos. Para que no próximo post, possamos dizer que estamos fazendo, produzindo, crescendo, plantando, colhendo, mantendo, mudando. E esse fazer não envolve "divulgar", mas uma etapa anterior a ela: Estudar.


Sugiro leituras que associem subeducação e subdesenvolvimento.

"Seja um cidadão"

SEJA.


(1) política: por dicionário Michaelis

po.lí.ti.casf (gr politiké) 1 Arte ou ciência de governar. 2 Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. 3 Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa). 4 Orientação ou métodos políticos: Política de campanário. 5 Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciação da opinião pública, aliciação de eleitores etc. 6 Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. 7 Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 8 Astúcia, maquiavelismo. 9 Cerimônia, cortesia, urbanidade. P. de campanário: a que só vê os interesses locais. P. econômica: teoria e prática da direção econômica de um país. P. de boa vizinhança: política caracterizada pelo princípio de amizade, cooperação e não-interferência nos negócios internos de outro país, principalmente país vizinho. P. social: conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais.

(2) pensar: por dicionário Michaelis

pen.sar(lat pensare, freq de pendere) vint 1 Combinar idéias, formar pensamentos: "Apesar disso, acho que deve pensar um bocado" (Monteiro Lobato). vti 2 Meditar, refletir em: "Pensei no que reza o livro do profeta" (Alexandre Herculano). Pensai sobre a vaidade dos homens. vint 3 Ser de tal ou qual parecer: Nós não pensamos como vós. vtd e vti 4 Ter na mente; lembrar-se: Você não pensa o que fala. Já ninguém pensa nesse desastre. vtd 5 Julgar, supor: Pensei que custava mais barato! O que você pensa de tal atitude? vint 6 Raciocinar: Convém pensar antes de falar. vti 7 Fazer tensão: "Gomes enfezou. Não pensava em arredar pé dali!" (Francisco Marins). vtd 8 Delinear mentalmente; meditar, planejar: Ela pensou bem o seu romance. vti 9 Estar preocupado, ter cuidado: Só pensa em sua moléstia. Pensar na morte da bezerra: estar alheado, distraído, pensativo; meditar tristemente.



+ manoh +

06 abril, 2007

Abalando

Abalando
Gabriel, O Pensador (1993)



Gabriel o Pensador o homem que eles amam odiar
Agora voltou para, Hrm, Hrm, tentar falar
Isso é se ningém quiser me censurar me calar
(Manera rapaz, da última vez eles te tiraram do ar)
Não eu não consegui acreditar nisso
Mas não vâmo esqucer e nem permanecer omissos
Num caso que diz respeito ao direito de um cidadao
De carregar no peito a sua liberdade de expressão
Liberdade de expressão aqui? Ha, não existe
Eu fiz "Hoje eu tô feliz" e fiquei triste
Pois já não posso mais nem sair em paz
Os fdp confundem artistas com marginais
Mas eu não sou um marginal, isso é um grande erro
Sou apenas um artista como todo brasileiro
E o meu erro dizer o que não devia
Acreditei que existia o quê: (Democracia...)
Então eu disse simplesmente o que o povo sente
Mas fui covardemente censurado pelo ("Minha gente!")
E a vontade que me dá, não me venha perguntar
Eu vou falar. A vontade que me dá é de matar
É uma loucura!
Ninguém cura esse país se num acabarmos com a censura que me lembra a ditadura militar
(Cale-se! Cuidado!)
(Como é dificil acordar calado)
Eles não censuram o povão
Pior do que acordar calado é acordar sem pão
(Paiê cadê o pão?
Foi censurado
Paiê cadê o leite?
Foi censurado
Paiê o quê que é carne hein?)
Essa é a censura na panela de um descamisado
(Paiê cadê o ovo?
Foi censurado
Paiê cadê o arroz?
Foi censurado porra!
Pai tem feijão?
Não, toma essa água suja com farinha e num reclama pra num ser processado)
E a diversão era um futebol inocente
(Quero perder de vez sua cabeça)
"Então eu vi um pessoal nema pelada diferente
Jogando futebol com a cabeça do Presidente"
(Cale-se) O povo unido outra vez foi vencido
Pediu pra ouvir meu rap mas não foi atendido
(Ué mas não existe mais censura no Brasil)
Amigo vai nessa que tu tá é fud...
E foi só uma cabeça que caiu
Nem demos a primeira então não vâmo sair decima ouviu?

Vem! A gente abala quando quer
A gente abala se quiser
Vem! A gente abala quando quer
A gente abala se quiser

Porque o Pensador veio falar do que passou
Eu te digo: Não se lembre do passado e o teu futuro será escuro
Não se esqueça o que passamos há tantos anos
Procure a luz, mete o dedo na ferida viva a vida, limpa o pus
E conduz o pensamento para o tempo que quiser
Fique atento não se esqueça a gente abala quando quer
(Agora que lembramos um passado recente
Vamos falar do presente.
E daqui pra frente?)
Não vamos nos intimidar
Chega de ser prego
É melhor ser o martelo rapá!
Mas também não não pense que o Brasil já foi pra frente
Pois como sempre ele está no mesmo lugar
E sempre estará se você não acordar
Se a gente não se julga inteligente o suficiente pra mudar
Seria melhor se suicidar
Mas na verdade esse momento é de nascimento
(É a hora H) Não vamos nos alienar
Olhe pro seu lado e veja como o povo está
(A arte é de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
E que fé será se não for a fé em nós mesmos pô
(Isso aí Pensador)
"Get up Stand up" Você não veio ao mundo à toa
E se veio fazer algo faça alguma coisa boa
O que tá errado (tudo)
Deve ser mudado
Abalando as estruturas com o Pensador
(Tô ligado!)
Eu tô falando de uma reformulação
Que começa na cabeça e vai passando pelo coração
Se voçê tem cabeça e coração
Não seja um vegetal
Seja um cidadão
(É geração cara pintada?)
Não. Jovens em geral
Caras pretas, coroas, pessoas, malucos e caretas
(Entrem nessa união) Não seja um imbecil meu irmão
Põe a mão na cabeça, pára pra pensar
Nós Temos o poder de abalar...
(Tá na hora, vamô lá!)

(Refrão)

ZER0 ZER0 - FESTIVAL INDEPENDENTE




Se a Jécatown é um microcomputador, ZER0ZER0 é um processador novo. Fruto de uma idéia megalomaníaca insana, ZER0ZER0 é um evento que visa integrar as diversas tribos da pequena urbe. Contará com atrações variadas, de banda ruradélica a djs de drum'n'bass: Supercordas, a grande sensação da cena brasileira, The Bullet Trio, rock de Jacareí, Jécatron Soundsystem, Freestyle da casa, dj Marnel, Drum and Bass de São Paulo, e dj Kabelo, encerrando a noite.


Sexta-feira 13 / ABRIL 22h00 R$ 10 / 15 (NA PORTA) LOCAL: Galpão3110 RUA: TRAVESSA JUSCELINO KUBITSCHEK N.3110 TAUBATÉ - SP REALIZAÇÃO: OUTROMUNDO MARKETING CULTURAL INFO: (12) 3622.2763 Taubaté-sp

04 abril, 2007

:: THE VAIN 2007

Shows! UHUUU

:: 06/04 (esta sexta)
The Vain + Zuruó @ Big Point
Estrada Rodolfo Bona, 700 - bairro Chácara Nova Vida
(estrada velha pra Pinda, embaixo do viaduto, saindo da Gurilândia)

22h
Entrada GRÁTIS



:: 21/04
The Vain @ Hocus Pocus
Rua Paraibuna, 838 - Jd. São Dimas
(atrás da UNESP, entrada pela lateral, rua Maria Francisca Froes)
São José dos Campos, SP
Entrada a R$ 10.



:: 22/04
The Vain e Elegia @ Chopperia Óbvio
Rua Prudente De Moraes, 222, Centro
Pindaíba, SP
18h
Entrada a R$4.